segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1º aula (drogas benzodiazepinas)



As drogas benzodiazepinas, são conhecidas como ansiolíticos, relaxantes, anti-convulsivo e tranquilizantes que são medicamentos psicotrópicos que atuam sobre o SNC.

Os produtos mais conhecidos são: NOME QUíMICO seguido de nome comercial-> CLONAZEPAM: (Rivotril) DIAZEPAM: (Diazepam, Valium), LORAZEPAM: Lorax entre outros...coloquei os que eu acho mais importantes.

Uma breve história da droga: no século XIX, ouve o primeiro composto químico chamado de (BROMETOS). No século XX começaram a usar os barbitúricos, onde eram empregado nos tratamentos da ansiedade, insônia, epilepsia e todos outros tipos de transtornos. Na década de 1950/60 começaram a usar os benzodiazepínicos, devido sua maior seguridade na forma de tratamento.

A apresentação do medicamento é encontrada nas formas de drágeas, comprimidos, gotas e ampolas. A via de administração podem ser oral, injetável.

Efeitos: todas as benzodiazepínicas, tem efeitos ansiolíticos, anti-convulsivante ou hipnótico. Os ansiolíticos proporcionam diminuição da ansiedade, indução de sono, relaxamento muscular, e redução do estado de alerta. Doses elevadas produzem náuseas, atordoamento, confusão, diminuição da coordenação psicomotora, e os efeitos secundários mais frequentes são: sedação, sonolência, fadiga entre outros.

Esse fármaco (benzodiazepínicos) é utilizado em tratamento de insônia, ansiedade, quadros depressivos, transtornos de pânico, fobias, epilepsia ou simplesmente infelicidade. O principal risco, é da capacidade de gerar dependência e tolerância. Importante saber que a auto medicação pode gerar graves problemas de dependência.

Síndrome de abstinência: na retirada brusca do fármaco pode resultar em um estado perigoso, pois seu abandono deve ser necessariamente realizada de forma gradual. A síndrome de abstinência produz aumento da ansiedade, insonia, irritabilidade, náuseas, dor de cabeça, tensão muscular, palpitações e em casos graves, convulsão e epilepsia.





Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fQENifI_UqY&feature=related

Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário