sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

9ª aula (Microbiologia - Sífilis)

A sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria: a Treponema pallidum. Ela é adquirida, principalmente, via contato sexual desprevenido, com parceiro infectado. Pode ser transmitida de mãe para feto conhecida como sífilis congênita.

A destruição pela infecção do T. pallidum, resulta principalmente dos danos causados pelo próprio sistema imunológico , tentando destruí-lo. O período de incubação da doença é mais ou menos de 21 dias, pois sua reprodução dura em média de 30-36hs. Importante saber, que ela tem baixa resistência ao meio ambiente, ressecando-se rapidamente.

Sífilis primária (cancrosifilítico): manifesta-se após um período de incubação variável de 10 a 90 dias, com uma média de 21dias após o contato. Até este período inicial o indivíduo permanece assintomático, quando aparece o chamado cancro duro ". O cancro é uma ulceração firme e dura que ocorre no ponto exposto inicialmente ao treponema, geralmente no pênis,na vulva, no ânus e na boca.
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJTG9Rkaipr1WNjPImQ8KVHNDpv55Sr3dsxwyDBnsivscxmkLXfs0itmenW4-vKN9ixRXuKltCwNIshTC9bfKigdxwyMkl2uCUCZcwnXZsAnAxyZIcgSSpkT99gSDmg5K14fNU2ZCnSCpT/s1600-h/SymptonPenis.jpg

Sífilis secundária: é a sequência da sífilis primária não tratada e é caracterizada por uma erupção cutânea que aparece de 1 a 6 meses após a lesão primária ter desaparecido. Esta erupção é vermelha rosácea e aparece simetricamente no tronco e membros. Em áreas úmidas do corpo se forma uma erupção cutânea larga e plana chamada de condiloma lata.
Sífilis terciária: acontece já um ano depois da infecção inicial, mas pode levar 10 anos para se manifestar. Esta fase é caracterizada por formação de gomas sifilíticas (15%). Tumorações amolecidas vistas na pele e nas membranas mucosas, mas que podem acontecer em qualquer parte do corpo, até mesmo no esqueleto ósseo. 

Sífilis congênita: é a sífilis adquirida no útero e presente ao nascimento. 40% dos nascimento de mãe sifilítica são natimortos, 40-70% dos sobreviventes estão infectados e 12% destes morrerão nos primeiros anos de vida com diferentes manifestações clínicas patológicas.
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3VdOYajRWvKcS_TmUzL5A5npjIuT5z4vP1_kHjxMzGEhTgLem03pagpl7v3DDmsl5ArhbOuLjSTJ2o77hTUlYyTFIfeyfVCwT5qLQCz2eKCpa8RymBxx_rSbrK-ztvX3rA2Kheg4WiU2U/s1600/sifiliscongenita.jpg

Sífilis decapitada: é adquirida por transfusão de sangue. Não apresenta a primeira fase e começa direto na sífilis secundária.

Diagnóstico: teste sorológico VDRL (laboratório de investigação de doença venérea).
Tratamento: consiste tipicamente em penicilina G benzatina durante vários dias ou semanas. Indivíduos com reação alérgica ao antibiótico, podem ser tratados com tetracidina por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário